domingo, 29 de dezembro de 2013

Arquidiocese de São Paulo omite clima “acalorado” de reunião com fiéis


Dom Odilo Scherer vai remover padres de suas paróquias que divergem de sua linha política

Após reunião entre cerca de trinta paroquianos do Ipiranga e o vigário episcopal de São Paulo, padre Anísio Hilário, na manhã deste sábado (28), a arquidiocese de São Paulo omitiu o clima “acalorado” do encontro. Fiéis da região protestam contra a troca de párocos feita pelo arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, que teria tido motivos políticos.

O assessor de imprensa do cardeal, Rafael Alberto, publicou texto no site da arquidiocese em que ressalta que o vigário explicou “que o rodízio entre padres é corriqueiro” e que os padres envolvidos já sabiam das transferências antes dela se tornarem públicas.

Entretanto, ele omitiu os supostos motivos políticos das trocas e que os padres ficaram sabendo da notícia no dia 7 de dezembro e parte deles preferiu não contar aos fiéis para “não estragar a festa de Natal”. A notícia demorou alguns dias para se espalhar.

A notícia da remoção dos párocos foi dada para a maioria deles na véspera de seus aniversários de ordenação. Alguns receberam um telegrama do cardeal e outros foram avisados por ele na sacristia da Catedral da Sé. O Pároco João Cícero, da igreja Nossa Senhora de Fátima, ficou sabendo de sua remoção pelo Facebook.

“Fiquei nervosa, chorei de raiva”, afirmou a paroquiana Cássia Lima. “O Padre Anísio é cínico, ele estava com um olhar sarcástico, com um sorriso nos lábios (na reunião). Estou revoltada e indignada”.

Para a católica Beatriz Velicu, o vigário ouviu os fiéis, mas não demonstrou atenção. “Ele deixou as pessoas falarem, mas em nenhum momento mostrou sentimento. Um vigário deveria conversar de forma aberta, não se mostrar insensível e irredutível”, disse.

O Movimento decidiu por continuar a divulgação para atrair a ajuda de mais pessoas e organizar protestos. O padre também teria se mostrado preocupado com os paroquianos estarem conversando com jornalistas.

O assessor de imprensa do cardeal, também presente na reunião, prometeu levar pedido de audiência dos fiéis a Dom Odilo que está “incomunicável” até 13 de janeiro. O blog do movimento tem já mais de 1.200 visualizações em seis dias.




Os jornalistas que quiserem mais informações ou entrevistas com pessoas ligadas às trocas, podem enviar uma mensagem para:

Nenhum comentário:

Postar um comentário