quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Após 36 dias, paroquianos são ouvidos por Dom Odilo Scherer

Os paroquianos das igrejas Imaculada Conceição, Nossa Senhora do Sion, Santa Rita de Cássia e Santo Afonso, da Região Episcopal Ipiranga, conseguiram ser ouvidos pelo arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, nesta terça-feira (28), sobre as transferências de párocos da região. 

Os fiéis insistiram por 36 dias, desde o dia 23 do último mês de dezembro e por meio das redes sociais e da imprensa, para que fossem recebidos pelo cardeal.

O encontro ocorreu na Cúria Regional do Ipiranga nesta terça. Representantes de conselhos paroquiais das igrejas entregaram um abaixo assinado com 1269 assinaturas pedindo a suspensão das transferências, solicitaram que os conselhos paroquiais sejam ouvidos em futuras mudanças e reclamaram o fato das transferências terem ocorrido no final de ano, época de comemorações litúrgicas e em que muitas pessoas estão desatentas para fazerem possíveis reclamações ou estão em viagem.

O cardeal, como resposta, reafirmou o que já havia dito por meio de sua página no Facebook: que não ocorreu nada de anormal nas trocas de padres e que sua demora para atender os fiéis é justificada pelo seu período de férias.

Os paroquianos divulgaram um nota em sua página na rede social comemorando terem conseguido ser ouvidos pelo arcebispo e anunciaram o fim do movimento, mas a disposição de ajudar fiéis em outros casos de dificuldade de comunicação com a Igreja.

Leia o comunicado na íntegra:

"Irmãos, é com muita felicidade que escrevemos esse, talvez, último comunicado.

Tivemos uma grande vitória! Não só nossa dos paroquianos do Ipiranga e dos das regiões Lapa e Santana que nos deram apoio, mas uma vitória de toda a arquidiocese, pois nós da Igreja somos todos um só!

Representantes dos Conselhos Paroquiais de Pastoral e Administração (CPP e CPA) das igrejas descontentes se reuniram com o arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, nesta terça-feira (29), após um esforço e clamor por atenção que durou 36 dias ininterruptos.

O encontro ocorreu na Cúria Regional do Ipiranga onde nós paroquianos entregamos um abaixo assinado com 1269 assinaturas pedindo a suspensão das transferências, solicitando que os conselhos paroquiais sejam ouvidos em futuras mudanças e manifestamos nosso descontentamento por tudo ter acontecido em pleno final de ano em meio às festividades litúrgicas do Natal.

O cardeal, em contrapartida, apenas reafirmou o que já havia dito em sua página no Facebook: que não ocorreu nada de anormal e que sua demora para responder ocorreu devido ao seu período de férias.

Iniciamos todos os protestos no calor da emoção após não conseguirmos conversar com o arcebispo pelas vias burocráticas. Estávamos tristes com a saída de nossos párocos, principalmente por algumas das igrejas estarem com problemas administrativos que podem ter seu caminho de resolução regredido com a vinda de um novo pároco.

Focamos no modo como as transferências foram feitas no Ipiranga depois de passado o momento de maior tristeza e aceitamos as transferências de nossos padres, mesmo que elas tenham acontecido em um momento errado e de maneira equivocada. Abrimos nossos braços fraternos para os nossos novos pastores.

O rodízio de padres entre paróquias é uma norma frequente, que já resultou em muitos outros protestos e que pode ser discutida. Mas quando é realizado, deve ser feito com a integração com a respectiva comunidade de fiéis e as possíveis reclamações devem ser ouvidas.

O cardeal arcebispo Dom Odilo Pedro Scherer não queria, mas teve de olhar para nós!

Nossos gritos de ovelhas esquecidas, por quem se intitula como nosso pastor, chegaram até a imprensa. O que passamos e nossa tristeza foram divulgados e discutidos nas redes sociais e na mídia.

Os fiéis mostraram que tem de serem ouvidos pelo clero. O Papa Francisco, na ânsia de construir uma nova Igreja que abrace as suas ovelhas, quer que se construa uma comunidade de sacerdotes e cristãos que conversem, que sejam irmãos fraternos de verdade. Todos nós somos cristãos que alimentamos a Santa Igreja com nossa fé.

Agora que conseguimos finalmente sermos ouvidos por Dom Odilo, optamos por encerrar nossas manifestações via internet e imprensa, mas nossa página se coloca à disposição para facilitar a comunicação entre qualquer grupo de irmãos da Igreja.

Agradecemos a todos que nos deram apoio e mantiveram, com o amor que Jesus nos ensinou, a calma e não reagiram às pessoas que muitas vezes tentaram distorcer o nosso movimento. As mudanças com o amor de Cristo surgem com pequenos atos que deixam o exemplo para todos nós irmãos que vemos o errado e não cometemos o pecado da omissão.

A página do Movimento continuará existindo em homenagem à nossa luta e à nossa conquista. Sob a benção e alegria de Deus, conquistou e conta agora com fiéis, não do Ipiranga, mas de toda a Arquidiocese de São Paulo.

Ficará pronta para novas possíveis batalhas e continuará com o objetivo de facilitar a comunicação entre o clero e o povo de Deus. Afinal, somos apenas um só.
A Igreja tem de nos ouvir!

Muito obrigado irmãos, fiquem com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário