segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Jovens católicos de SP se unem para protestar contra arcebispo


“Juventude Contra O Príncipe” vai apoiar paroquianos que reclamam de transferências de padres no Ipiranga

Um grupo de jovens católicos em toda a arquidiocese de São Paulo começou em reunião na noite deste domingo (6) a articular a formação de um grupo jovem para protestar contra o arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer. O “Juventude Contra O Príncipe” é formado por jovens de toda a cidade que ficaram “indignados” com o fato do cardeal não querer conversar com paroquianos que protestam na Região Episcopal do Ipiranga.

O Movimento Quero Nosso Pároco, de fiéis da região, protesta desde o dia 23 de Dezembro contra a transferência de párocos entre sete igrejas. O grupo reclama que Dom Odilo promoveu a ação próximo às festas de Natal e Ano Novo, época de festas e em que “muitas pessoas” estão desatentas para protestar. Já foi ouvido pela imprensa e pede que seja marcada audiência com o arcebispo.

O Direito Canônico também determina que os párocos devem ser avisados das mudanças por telegramas. Parte foi pega de surpresa pelo cardeal na sacristia da Catedral da Sé e um dos padres ficou sabendo das trocas pelo Facebook.

O Juventude surge para dar apoio ao movimento com protestos mostrando sua “força jovem”. Também aceita a participação de jovens não católicos indignados com ações recentes do cardeal, como a eleição da reitora Anna Cintra em novembro de 2012 na PUC-SP (que desencadeou greve entre os alunos) e o lobby do cardeal em novembro do ano passado para o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, vetar lei que permitiria o enterro de animais de estimação em cemitérios.

“Impressiona-me o fato de cada vez mais Dom Odilo se mostrar príncipe e não pastor”, afirma Felipe de Santana, 20, um dos jovens que articulam o grupo. “O pastor é aquele que cuida do rebanho, dá atenção, tem um carinho grande por cada ovelha. Já o príncipe é aquele que se vê superior, se sente mais importante que qualquer outro e não dá atenção às pessoas a sua volta. Não é isso que precisamos na nossa querida Igreja e temos que lutar contra isso. Não é a Igreja que quer (o Papa) Francisco”, afirmou o paroquiano.

O Papa Francisco declarou em entrevista para a TV Globo, em setembro do ano passado, que “jovem que não protesta, não me agrada” e que “o jovem é, essencialmente, inconformista”.


Os jornalistas que quiserem mais informações ou entrevistas com pessoas ligadas às trocas, podem ligar ou enviar uma mensagem para:

Nenhum comentário:

Postar um comentário