sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Movimento dá entrevista à Rádio Cidade Jundiaí



A paroquiana Dora Galhano, uma das fiéis que protestam contra o arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, pela troca de parócos entre igrejas da região Ipiranga, concedeu entrevista ao vivo à Rádio Cidade Jundiaí nesta quinta-feira (2).

Ela comentou como os fiéis idosos da comunidade vem se sentindo com as trocas de párocos e o que movimento busca desde o começo.

- Nós estávamos desejando que essas transferências acontecessem de uma maneira paulatina, menos dramática. Temos uma população predominante idosa, nós temos muitos idosos e os idosos são, em geral, muito fiéis à vida da igreja, muito participativos e quando vazou a transferência dos nossos párocos, a reação foi muito negativa, os nossos velhinhos e velhinhas ficaram muito desconsolados, inconformados.

A paroquiana afirmou à rádio que o movimento busca ser ouvido por Dom Odilo.

- (Os fiéis) vieram até a gente (fiéis das quatro igrejas que formaram o movimento) pedindo o que fazer, como reverter essa situação que pra elas trás insegurança, desconforto emocional. Os nossos párocos, alguns são verdadeiramente pastores, aqueles que conhecem os fiéis, as famílias, os problemas, estão juntos sempre à frente da comunidade. As pessoas sentem segurança porque sabem que a igreja é o lugar onde elas são acolhidas. A gente queria uma audiência com o Dom Odilo para colocar isso, (queremos) um diálogo respeitoso, mostrar a realidade da comunidade.

Galhano também criticou a época em que as transferências foram anunciadas.

- Ficamos sabendo na véspera de Natal, Ano Novo, quando as comunidades estão se preparando para comemorar, quando estamos pensando nos nossos projetos para o ano que se inicia, a gente sempre está querendo evangelizar mais e melhor. Os jovens (que aderem ao movimento) estão chegando em um momento difícil, complicado, não vivenciado há muitos anos. Isso choca um pouco.

A paroquiana ainda afirmou que o movimento pretende recorrer ao Papa Francisco caso Dom Odilo não atenda os fiéis.

- O pessoal está bem firme, está com a intenção de levar as considerações do grupo até o Vaticano, hoje em dia, com a internet, qualquer um tem acesso às instâncias superiores.

No final da entrevista, o apresentador do programa Ação e Informação 2ª Edição, Paulo Maurício, desejou boa sorte ao movimento .

-Que tudo se resolva. Hoje em dia, em tempo de tantas coisas ruins acontecendo, quando se tem uma comunidade junta, que participa, independente do credo, da religião, acho que a base de tudo é a fé, a família e quando há um clima de descontentamento, isso é negativo. Espero que tudo dê certo.


Os jornalistas que quiserem mais informações ou entrevistas com pessoas ligadas às trocas, podem ligar ou enviar uma mensagem para:

Nenhum comentário:

Postar um comentário